Ninguém escapa do spam. Aquela avalanche de emails indesejados que insiste em encher nossas caixas de entrada e também nossa paciência. Infelizmente não existe uma forma definitiva de se livrar dessas propagandas, mas a boa notícia é que é possível filtrar e diminuir significativamente a quantidade de spam que você recebe. Conheça o Spamassassin.
Basicamente, o SpamAssassin analisa suas mensagens e as classifica com um score. Quanto mais elementos ele detecta na mensagem, maior o score vai ficando, e assim quanto maior o score, maior a chance da mensagem ser realmente spam. Baseado nesse score, você determina se a mensagem será marcada como spam, e o que deve ser feito com a mensagem após ela ser marcada.
Se você tem uma conta de hospedagem com painel cPanel, as chances são de que você já tenha essa ferramenta disponível. Porém é preciso configurá-la corretamente e ativá-la. Acompanhe o passo a passo:
1 – Abra o ícone do SpamAssassin dentro do cPanel. Ele está na categoria Email, conforme mostra a imagem abaixo:
2 – O SpamAssassin é desativado por padrão. Então para que ele funcione, é preciso ativá-lo. Após clicar no botão ativador, escolha o score do filtro antispam, de 1 a 10. O score determina quão rigoroso o filtro será, sendo o menor valor o mais rigoroso, e o maior valor mais brando. Cuidado com valores abaixo de 5, pois eles podem gerar falsos positivos e classificar mensagens legítimas como spam. De maneira geral é bom ter em mente que falsos positivos podem acontecer, então o ideal é ir regulando o filtro conforme necessário. A interface é bastante simples de operar. Se ficar na dúvida, o próprio score 5 é um bom começo:
Após escolher o score, clique no botão Auto-Delete Spam. Isso vai fazer com que toda mensagem marcada como spam seja deletada automaticamente. Se optar por não deletar, o spam será enviado para uma pasta de spam, que deve ser esvaziada regularmente, para não tomar espaço da sua hospedagem.
3- E finalmente, a configuração avançada do SpamAssassin. Através dela, é possível cadastrar IPs em uma whitelist (lista de IPs de remetentes confiáveis, que não devem passar pelo antispam) e blacklist (lista de IPs que serão barrados imediatamente). Essa área é recomendada para usuários mais avançados.
Dessa forma, você terá muito mais autonomia sobre que tipo de mensagens chegarão à sua caixa de entrada. Vale lembrar que o SpamAssassin já se provou uma ótima ferramenta para filtrar suas mensagens, mas não é infalível. Pode levar um tempo até achar um score que filtre bem e ao mesmo tempo não dê falsos positivos. Monitorá-lo no início pode te poupar de problemas, afinal não receber uma mensagem legítima pode ser pior que receber várias indesejadas.